domingo, 17 de junho de 2007

Classicismo (1527-1580)

O Classicismo foi conseqüência do Renascimento, importante movimento de renovação científica e cultural ocorrido na Europa que marca o nascimento da Idade Moderna.
A base do Renascimento encontra-se no crescimento gradativo da burguesia comercial e das atividades econômicas entre as cidades européias, o que acabou estimulando a vida urbana e as manifestações artísticas, que passaram a ser patrocinadas por ricos comerciantes (mecenato). O aperfeiçoamento da imprensa possibilitou uma maior difusão de idéias novas, contribuindo para o enriquecimento do ambiente cultural. As grandes navegações alargaram a visão de mundo do europeu, que entrou em contato com culturas diferentes. A matemática se desenvolveu, bem como o estudo das línguas, surgindo as primeiras gramáticas de língua portuguesa.
Todo esse contexto fez nascer uma visão antropocêntrica de mundo. Ou seja, o homem é visto como centro do universo. O cristianismo continua imperando, mas o homem renascentista já não é tão angustiado com as questões religiosas como o era o homem medieval.
Dois movimentos religiosos que marcaram o século XVI tiveram grande repercussão social e cultural: a Reforma Protestante, liderada por Martinho Lutero (1483-1546); e a Contra-Reforma, movimento de reação da Igreja Romana
Os artistas – pintores, escultores, arquitetos – inspiravam-se nas obras dos antigos gregos e romanos, que se transformaram em modelos. Por isso mesmo, dizia-se que a gloriosa arte antiga estava renascendo.

Classicismo em Portugal

O marco inicial do Classicismo português é em 1527, quando se dá o retorno do escritor Sá de Miranda de uma viagem feita à Itália, de onde trouxe as idéias de renovação literária e as novas formas de composição poética, como o soneto. O período encerra em 1580, ano da morte de Luís Vaz de Camões e do domínio espanhol sobre Portugal.

Classicismo Literário

Os escritores classicistas retomaram a idéia de que a arte deve fundamentar-se na razão, que controla a expressão das emoções. Por isso, buscavam o equilíbrio entre os sentimentos e a razão, procurando assim alcançar uma representação universal da realidade, desprezando o que fosse puramente ocasional ou particular.
Os versos deixam de ser escritos em redondilhas (cinco ou sete sílabas poéticas) – que passa a ser chamada medida velha – e passam a ser escritos em decassílabos (dez sílabas poéticas) – que recebeu a denominação de medida nova. Introduz-se o soneto, 14 versos decassilábicos distribuídos em dois quartetos e dois tercetos.

Luís de Camões (1525?-1580): poeta soldado
Escritor de dados biográficos muito obscuros, Camões é o maior autor do período. Sabe-se que, em 1547, embarcou como soldado para a África, onde, em combate, perdeu o olho direito. Em 1553, voltou a embarcar, dessa vez para as Índias, onde participou de várias expedições militares.
Em 1572, Camões publica Os Lusíadas, poema que celebrava os recentes feitos marítimos e guerreiros de Portugal. A obra fez tanto sucesso que o escritor recebeu do rei D. Sebastião uma pensão anual – que mesmo assim não o livrou da extrema pobreza que vivia. Camões morreu no dia 10 de junho de 1580.

A Poesia Épica de Camões

Como tema para o seu poema épico, Luís de Camões escolheu a história de Portugal, intenção explicitada no título do poema: Os lusíadas. O cerne da ação desenvolve-se em torno da viagem de Vasco da Gama às Índias.

A palavra “lusíada” é um neologismo inventado por André de Resende para designar os portugueses como descendentes de Luso (filho ou companheiro do deus Baco).

A Estrutura

Os lusíadas apresenta 1102 estrofes, todas em oitava-rima (esquema ABABABCC), organizadas em dez cantos.

Divisão dos Cantos

1ª parte: Introdução
Estende-se pelas 18 estrofes do Canto I e subdivide-se em:

Ø Proposição: é a apresentação do poema, com a identificação do tema e do herói (constituem as três primeiras estrofes do canto I).
Ø Invocação: o poeta invoca as Tágides, ninfas do rio Tejo, pedindo a elas inspiração para fazer o poema.
Ø Dedicatória: o poeta dedica o poema a D. Sebastião, rei de Portugal.

2ª parte: Narração
Na narração (da estrofe 19 do Canto I até a estrofe 144 do Canto X), o poeta relata a viagem propriamente dita dos portugueses ao Oriente.

3ª parte: Epílogo
É a conclusão do poema (estrofes 145 a 156 do Canto X), em que o poeta pede às musas que o inspiraram que calem a voz de sua lira, pois está desiludido com uma pátria que já não merece as glórias do seu canto.




A Lírica Camoniana

Camões escreveu versos tanto na medida velha quanto na medida nova. Seus poemas heptassílabos geralmente são compostos por um mote e uma ou mais estrofes que constituíam glosas (ou voltas a ele).
Os sonetos, porém, são a parte mais conhecida da lírica camoniana. Com estrutura tipicamente silogística, normalmente apresentam duas premissas e uma conclusão, que costuma ser revelada no último terceto, fechando, assim, o raciocínio.
Camões demonstra, em seus sonetos, uma luta constante entre o amor material, manifestação da carnalidade e do desejo, e o amor idealizado, puro, espiritualizado, capaz de conduzir o homem à realização plena. Nessa perspectiva, o poeta concilia o amor como idéia e o amor como forma, tendo a mulher como exemplo de perfeição, ansiando pelo amor em sua integridade e universalidade.

Outros Autores

Ø Francisco de Sá de Miranda (1481-1558). Escreveu poemas na medida nova e na medida velha. Escreveu, ainda, a tragédia Cleópatra, as comédias Os Estrangeiros e Vilhalpandos.
Ø Antônio Ferreira (1528-1569). Discípulo de Sá de Miranda, escreveu Poemas Lusitanos, Castro, Bristo e Cioso.João de Barros (1496?-1570), autor de As décadas da Ásia.

52 comentários:

layse disse...

PROFESSOR !
QUE BOM QUE ENCONTREI ESSE BLOG, POIS ESTOU FAZENDO UM TRABALHO DE PORTUGUÊS SOBRE O CLASSICISMO E ESSE BLOG ME AJUDOU MUITO ! SOU DA PARAÍBA, O NOME DA MINHA CIDADE MA-RAVILHOSA É GURJÃO ! ELA É BEM PEQUENA, MAIS TENHO MUITO ORGULHO EM MORAR NELA. GURJÃO É SHOW ! ESTUDO EM ESCOLA PÚLBLICA DO ESTADO. NO "JUAREZ MARACAJÁ" .
PARABÉNS !
ACHEI BEM LEGAL.
BEIJOS ! :D

Isabela disse...

MUITUUUU BOOM ESSE BLOG
ME AJUDO MUITU NO MEU TRABALHO DE PORTUGUÊS!!
DE TODOS OS SITES Q ENTREI ESSE FOI O "THE BEST"!!!rsrs

VALEU, BRIGADoOo MESMO +D~

Maria Judite disse...

informação muito util

Nicolas disse...

BLOG MUUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIIITTTTTTTOOOOOOOO BOM MESMO

toh estudando pra prova e me ajudou demais!

parabéns professor!

Douglas William Schaefer disse...

MUUITOO BOOOOOM =D
Parabéns Professor ^^
Abraço...

Emanuela disse...

AÊEEEEEEE,achei tuuudo aquii!
mandou bem hein...

Rha! disse...

Presente professor, achei muito interessante a susa iniciataiva.
gostei muito do seu blog.
Abrasssss...........
Rayza Echeverria

isabela disse...

Parabéns professor.. texto muito bom, interessante! Fui pesquisar mais sobre este pois tinha uma prova e seu blog está maravilhoso! otima descrição de Camões e seus sonetos! beijos

×RaiissaMσσrrana × emO disse...

Nossa , muitoo boom ! Me ajudouu bastantee. Sou de campina Grande - PB.EStudoo no Estadual do Monte Santoo e estou fazendo um trabalho sobre o Classicismo. Esses resumos me ajudaram muitooo !
valêuu .
Beijoo *--*

josivaldo disse...

eu achei o maximo QUE BOM QUE ENCONTREI ESSE BLOG, POIS ESTOU FAZENDO UM TRABALHO DE PORTUGUÊS SOBRE O CLASSICISMO E ESSE BLOG ME AJUDOU MUITO ! SOU DA PARAÍBA, O NOME DA MINHA CIDADE MA-RAVILHOSA É GURJÃO ! ELA É BEM PEQUENA, MAIS TENHO MUITO ORGULHO EM MORAR NELA. GURJÃO É SHOW ! ESTUDO EM ESCOLA PÚLBLICA DO ESTADO. NO "JUAREZ MARACAJÁ" .
PARABÉNS !
ACHEI BEM LEGAL.

josivaldo disse...

QUE BOM QUE ENCONTREI ESSE BLOG, POIS ESTOU FAZENDO UM TRABALHO DE PORTUGUÊS SOBRE O CLASSICISMO E ESSE BLOG ME AJUDOU MUITO ! SOU DA PARAÍBA, O NOME DA MINHA CIDADE MA-RAVILHOSA É GURJÃO ! ELA É BEM PEQUENA, MAIS TENHO MUITO ORGULHO EM MORAR NELA. GURJÃO É SHOW ! ESTUDO EM ESCOLA PÚLBLICA DO ESTADO. NO "JUAREZ MARACAJÁ" .
PARABÉNS !
ACHEI BEM LEGAL.

Juliana Wichocky disse...

agora sei de onde eles tiraram o luso, filho de Baco, do qual os portugas decendem..interessante..PARABENS!

єνєℓуη disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bielzão disse...

esse blog realmente é bom, melhor que meu livro de literatura que não dá para estudar nada nele, porque elem não explica nada sobre classicismo e fiquei numa dúvida que pesquizei na internet e o melhor resultado foi esse seu blog

Viviane disse...

é muuito bom

sabino disse...

otimo esse blog
ele me ajudou bastante a tirar as minhas duvidas sobre o classicismo
maravilhoso

tyaguinho disse...

Muito Bom Adorei Tenho Uma Prova Amanhã e tenho certeza que média baixa não tirarei!!!
Obrigado!!!

Giselly disse...

muitooo bommm mesmoo!!!!!!!otimoooo mesmooo!!!professor muito obrigadooo por ter postado este blog
beijãooooo♥ ;)

CoolGirl)* disse...

Adoreei esse blog, diferente das outras pessoas, meu trabalho e de literatura, e puxa muito mais o assunto, vc me ajudou muito na minha prova, OBG!

pedro paulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pedro paulo disse...

meus parabéns professor gostei muito desse blog esta me ajudando muito na minha prova de portugues.
se´ra que o senhor podia manda mais assunto assim?
um abraço

tainara disse...

obrigada professor vc sauvol minha vida com seu blog

Kira, a Erotaku disse...

Bom texto. Sou aluna do Colégio Militar de Belo Horizonte e achei que as informações foram bem úteis.
Meus parabéns.

jesus e eu disse...

PRECISEI FAZER UM TRABALHO DE PORTUGUES E ENTREI NESSE BLOG....
ACHEI MUITO INTERESSANTE O QUE LI ENTAO FIZ ESSE COMENTARIO SO PARA TE DESEJAR ...
PARABENNNNNNNS........MARCELLE DE TEÓFILO OTONI.MINAS GERAIS

lulu disse...

PROFESSOR!
GOSTARIA DE PARABENIZA-LÓ PELO EXCELENTE TRABALHO,FAÇO LETRAS NA FACULDADE IESAP E VOU FAZER UM TRABALHO E CONCERTEZA VAI ME AJUDAR!
EXCELENTE ESSE BLOG!
LUCELIA DINIZ

jacsondamini disse...

muito grande poderia ser mais pequeno pra poderentender mas os professores dostam e mesmoe de testo grande

Karol disse...

Oi,gostei muito das suas postagens mi ajudou muito. obg.
tambem tenho um blog se quiser visitar. va para fashion-word.blogspot.com

Alice disse...

Muito legal / Adorei o blog..
Me ajudou bastante no seminário de literatura'Sou do Pará e o nome da minha cidade é Afuá..não é muito conhecida, porém nao deixa de ser maravilhosa!!
Paarabéns ao criador do blog !
Beeijoos ;*

nany disse...

adorei, vai me ajudar muito no meu trabalho de literatura

jennifer disse...

Nossa que bom que achei esse blog , tenho que fazer um seminario de portugues sobre o classicismo e achei li e gostei ' Jennifer Monteiro

Bia disse...

Obrigada! Muito bom seu blog! Ajudou bastante.

Sarah disse...

incrivel, de todos os sites em que pesquisei esse foi realmente o MELHOR. parabéns pelo seu trabalho e continue postando!!
obrigada. :)

VANDERLENE disse...

Olá professor, me chamo Vanderlene e sou professora de literatura.
Adorei seu blog e pretendo seguí-lo, pois sou uma amnte da leitura e busco seguir aqueles que também a amam. Abraços!

abnair disse...

Esse blog me ajudo muito no meu
trabalho de literatura,vlw professor
muito bom esse blog.

TH 4 ever disse...

Até q ajudou mais isso é muito chato '-' tenta colokar em uma linguagem q os jovens naum morram de tédio XD Valeu inté

CaroLineKaulitz São Paulo SP.

Déia disse...

Muitíssimo obrigado,esse blog com certeza me ajudará muitoooo.........

Unknown disse...

Adorei o blog há de tudo que precisei para resolver o meu a exercício de português que tratava de classicísmo.
Pesquizei em mais de 5 sites só este blog é que pude solucionar a minha questão. Bento de Maputo Moçambique

suzy disse...

eu acho o classicismo muito importante, ainda mais pra mim que estou fazendo um trabalho muito importante sobre esse assunto espero encontrar tudeo o que eu estou procurando...

suzy disse...

esse assunto é muito importante para alunos feito eu que está cursando o ensino médio, espero encontrar tudo o que procuro...

anjinha disse...

PARABÉNS VIU FIZ UMA ÓTIMA PROVA DEPOIS DE ESTUDAR PELO SEU BLOG!!
MT MT MT BOOOM!!! RSRS :-* :-* BJU
LEILIANE SANTOS
ARACAJU-SE

Paulo Ferreira disse...

MUITO BOM TRABALHO. PARABÉNS.

legal disse...

achei muit legal esse blog
me ajudou muito no trabalho de português
estão de parabéns sobre o classicismo

Caslokinino disse...

Que bom que achei esse site fiquei muito ocupado hoje e presisava estudar, aqui esta tudo resumido obrigado! ^^

cidicleison santana disse...

aqui tem tudo que eu preciso

cidicleison santana disse...

aqui tem tudo que eu peciso

Lilly disse...

Esse blog eh o bicho, explica tudo explicadamente explicado... rsrs
beijão... obrigado pela ajuda..

Letícia Soares disse...

AAADOREI ESSE BLOG, =D
AJUUDOU MUITO !

vinicius disse...

Tá muito bom o texto mas coloca numa linguagem mais dinâmica para nós jovens se não fica muito entediante ler. flw

Davi Castro disse...

mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm eita desgraçera

Alexandre Massingue disse...

Muito bom.

Isis Albuquerque disse...

Estou no 3º Semestre do Curso de Letras, e minha professora de Teoria Literária organizou um trabalho muito bacana sobre os períodos literareos, e o meu é o Classicismo.. E neste blog, encontrei informações valiosas para finalizar meu estudo. Obrigada pela ajuda (indireta), dono do Blog !!

Gustavo Almeida disse...

veri gud